Inscrições > Mesas-Redondas

14 de novembro de 2018
17h às 18h30

MR 1 - Salão Piedade

Literaturas eletrônicas, estudos intersemióticos: experiências latino-americanas Os mundos possíveis da literatura eletrônica
Dr. Jaime Rodriguez Ruiz (Pontifícia Universidade Javeriana/Colômbia)
O que significa Intersemiose? experiencias e desafios
Drª Ermelinda Ferreira (UFPE)
A obra literária na era da reprodutibilidade midiática
Ma. Rafaela Cruz (UFRPE)


MR 2 - Salão Imperial

Estudos funcionalistas e suas interfaces com a Sociolinguística Linguística Funcional Centrada no Uso: bases cognitivas e metodologia psicolinguística
Drª Mariângela Oliveira (UFF/CNPq)
Sociofuncionalismo: princípios e metodologias
Drª Valéria Viana Sousa (UESB)
A língua portuguesa em países africanos: contributos para a formação do Português Brasileiro
Drª Silvana Farias (UEFS)


MR 3 - Salão Boa Viagem

Diversidade e políticas linguísticas Oralidade e escrita: o caso da variação vocálica
Dr. Dermeval da Hora (UFPB/CNPq)
Qual política linguística para o Brasil?
Dr. Marcos Bagno (UnB)
Coordenação da mesa sobre diversidade e políticas linguísticas
Dr. André Pedro da Silva (UFRPE)


MR 4 - Salão Candeias A

Ensino de argumentação em variadas perspectivas O ensino da argumentação em perspectiva argumentativa-retórica e discursiva
Drª Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)
A argumentação enquanto estratégia didática dialógica
Drª Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues (UFPE)
A argumentação linguística e os gêneros textuais: princípios e procedimentos didático-metodológicos
Dr. Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB)


MR 5 - Salão Candeias B

Tradução, língua e literatura A tradução das 1001 noites ao português
Dr. Mamede Mustafá Jarouche (USP)
Internacionalização e tradução em periódicos nacionais
Drª Bruna Lopes-Dugnani (UFRPE/UAST)
Tradução e interpretação: a formação em foco
Drª Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE)


MR 6 - Salão Casa Forte

Profletras: saberes e práticas em linguagens Programas profissionais: Profletras e avaliação
Drª Sulemi Fabiano Campos (UFRN/CAPES)
Profletras e a memória de futuro na formação de professores
Drª Maria da Penha Casado Alves (UFRN)
A semântica formal no ensino de língua portuguesa
Drª Nize R. S. Paraguassu Martins (UFPI)


15 de novembro de 2018
17h às 18h30

MR 7 - Salão Piedade

Pesquisas atuais em literatura: advento do sujeito leitor A Leitura subjetiva e seus desafios para a formação do leitor
Drª Rosiane Xypas (UFPE)
Leitura de poesia com crianças ou da interação entre palavras, gestos e ações
Dr. Hélder Pinheiro (UFCG)
Dispositivos de pesquisa e renovações didáticas em literatura: como integrar a subjetividade dos leitores nas aprendizagens literárias?
Drª Nathalie Rannou (Université Rennes 2)


MR 8 - Salão Imperial

Tendências e possibilidades de investigação em cultura escrita Espaços públicos de leitura no interior paraibano: uma história de (con)tradições
Drª Danielly Vieira Inô Espíndula (UEPB)
Para além da noção de gênero: o que nos ensinam atas escolares do início do século XX?
Drª Maria Ester Vieira de Sousa (UFPB)
Ler e escrever na escola pernambucana oitocentista: entre práticas e representações
Dr. Thiago Trindade Matias (UFAL)


MR 9 - Salão Boa Viagem

As tecnologias digitais e a ampliação do letramento digital: experiências na educação básica Experiências de ensino do laboratório de leitura e produção textual do CTF/UFPI: práticas de letramento e tecnologias digitais
Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI)
Sobre a aprendizagem do português escrito por surdos em sites de redes sociais
Dr. Vicente de Lima Neto (UFERSA)
Ampliação do letramento digital através de jogos educativos digitais
Drª. Regina Cláudia Pinheiro (UECE)


MR 10 - Salão Candeias A

A linguística aplicada e os multiletramentos: formação docente na contemporaneidade Por um projeto de multiletramentos na formação docente do/a professor/a de línguas: da prática situada à prática transformada
Dr. Fábio Alexandre Silva Bezerra (UFPB)
A contribuição do estágio supervisionado na (re)construção de sentidos no ensino de língua inglesa
Dr. Marco Antônio Margarido Costa (UFCG)
Repensando a formação (continuada) de professores de línguas a partir das experiências do PIBID
Drª Marlene de Almeida Augusto de Souza (UFS)


MR 11 - Salão Candeias B

Leituras críticas da ficção brasileira contemporânea Espaços de mortificação e vivificador em contos de Calibre 22, de Rubem Fonseca
Dr. José Jacinto dos Santos Filho (UPE)
Uma epopeia urbana no conto “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca
Dr. Márcio Ferreira da Silva (UFAL)
Da prosa autoficcional de Hilda Hilst ou do conhecimento como transgressão
Drª Sherry Morgana Justino de Almeida (UFRPE)


MR 12 - Salão Casa Forte

Diálogos da Crítica Textual com as Ciências do Léxico: os processos-crime de defloramento em foco Lexicometria e terminometria diacrônicas: a violação contra mulher entre palavras, conceitos e números no século XIX
Dr. Sandro Márcio Drumond Alves Morengo (UFS)
Variações lexicais em autos de defloramento do século XX
Drª Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS)
Formas lexicais da violência sexual feminina em Autos de Querela dos séculos XVIII e XIX
Dr. Expedito Eloísio Ximenes (UECE)


16 de novembro de 2018
11h às 12h30

MR 13 - Salão Piedade

Multiletramentos: tecnologias digitais e a formação na educação básica o no ensino superior Discutindo a EAD: uma crítica construtiva
Dr. Denilson Pereira de Matos (UFPB)
A formação docente e os multiletramentos inerentes às atividades de ensino: da educação básica ao ensino superior
Drª Williany Miranda da Silva (UFCG)
Reflexões sobre as TIC, EAD e multiletramentos na contemporaneidade: entraves e perspectivas
Drª Betânia Passos Medrado (UFPB)


MR 14 - Salão Imperial

Aquisição da linguagem: diálogos entre o formal e o discursivo Aspectos da sincronia gestuo-vocal na aquisição da linguagem
Drª Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)
O funcionamento multimodal da linguagem em sujeitos com autismo
Drª Carmen Luci Matzenauer (UCPEL)
A construção da gramática na aquisição típica e atípica do componente fonológico do sistema linguístico
Drª Isabela do Rego Barros (UNICAP)


MR 15 - Salão Boa Viagem

Psicolinguística experimental em interface com a educação e com a sociolinguística Processamento da articulação de orações com e sem conectivos em universitários e no ensino médio
Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB)
Memória verbal, conectividade e desenvolvimento da leitura em crianças
Drª Janaina Weissheimer (UFRN)
Medidas para a saliência sociolinguística
Drª Raquel Meister Ko. Freitag (UFS)


MR 16 - Salão Candeias A

A (re)existência da literatura dentro e fora dos muros da escola Leitura e escrita subjetivas nos slams: poesias feMIniNAS presentes
Drª Cynthia A. B. Neves (UNICAMP)
Linguagens do mundo, linguagens da cultura: Exercícios e olhares
Drª Betina R. R. da Cunha (UFU)
Que farei com esse texto?
Drª Ana Crélia Dias (UFRJ)


MR 17 - Salão Candeias B

O ensino de produção de texto na educação básica e no ensino superior: desafios e perspectivas Um olhar sobre o ensino de produção de texto no ensino médio
Drª Ângela Valéria Alves de Lima (UFRPE)
Produção de texto e autoria no ensino médio: a constituição do sujeito no processo dialógico-enunciativo
Drª Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento (UPE)
O resumo nas práticas de letramento acadêmico
Drª Márcia Candeia Rodrigues (UFCG)


MR 18 - Salão Casa Forte

Literatura africana e afro-brasileira Literaturas d’Áfricas à diáspora, o Brasil, e os destinatários: crianças e jovens
Drª Maria Anória de Jesus Oliveira
A narrativa africana registra tradições, memórias, anseios, frustrações, dores
Drª Zuleide Duarte (UEPB)
O útero da casa insular em Conceição Lima
Prof. Dr. Kleyton Pereira (coordenador)