14 de novembro de 2018
17h às 18h30
MR 1 - Salão Piedade
Literaturas eletrônicas, estudos intersemióticos: experiências latino-americanas | Os mundos possíveis da literatura eletrônica Dr. Jaime Rodriguez Ruiz (Pontifícia Universidade Javeriana/Colômbia) |
O que significa Intersemiose? experiencias e desafios Drª Ermelinda Ferreira (UFPE) |
|
A obra literária na era da reprodutibilidade midiática Ma. Rafaela Cruz (UFRPE) |
MR 2 - Salão Imperial
Estudos funcionalistas e suas interfaces com a Sociolinguística | Linguística Funcional Centrada no Uso: bases cognitivas e metodologia psicolinguística Drª Mariângela Oliveira (UFF/CNPq) |
Sociofuncionalismo: princípios e metodologias Drª Valéria Viana Sousa (UESB) |
|
A língua portuguesa em países africanos: contributos para a formação do Português Brasileiro Drª Silvana Farias (UEFS) |
MR 3 - Salão Boa Viagem
Diversidade e políticas linguísticas | Oralidade e escrita: o caso da variação vocálica Dr. Dermeval da Hora (UFPB/CNPq) |
Qual política linguística para o Brasil? Dr. Marcos Bagno (UnB) |
|
Coordenação da mesa sobre diversidade e políticas linguísticas Dr. André Pedro da Silva (UFRPE) |
MR 4 - Salão Candeias A
Ensino de argumentação em variadas perspectivas | O ensino da argumentação em perspectiva argumentativa-retórica e discursiva Drª Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS) |
A argumentação enquanto estratégia didática dialógica Drª Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues (UFPE) |
|
A argumentação linguística e os gêneros textuais: princípios e procedimentos didático-metodológicos Dr. Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB) |
MR 5 - Salão Candeias B
Tradução, língua e literatura | A tradução das 1001 noites ao português Dr. Mamede Mustafá Jarouche (USP) |
Internacionalização e tradução em periódicos nacionais Drª Bruna Lopes-Dugnani (UFRPE/UAST) |
|
Tradução e interpretação: a formação em foco Drª Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE) |
MR 6 - Salão Casa Forte
Profletras: saberes e práticas em linguagens | Programas profissionais: Profletras e avaliação Drª Sulemi Fabiano Campos (UFRN/CAPES) |
Profletras e a memória de futuro na formação de professores Drª Maria da Penha Casado Alves (UFRN) |
|
A semântica formal no ensino de língua portuguesa Drª Nize R. S. Paraguassu Martins (UFPI) |
15 de novembro de 2018
17h às 18h30
MR 7 - Salão Piedade
Pesquisas atuais em literatura: advento do sujeito leitor | A Leitura subjetiva e seus desafios para a formação do leitor Drª Rosiane Xypas (UFPE) |
Leitura de poesia com crianças ou da interação entre palavras, gestos e ações Dr. Hélder Pinheiro (UFCG) |
|
Dispositivos de pesquisa e renovações didáticas em literatura: como integrar a subjetividade dos leitores nas aprendizagens literárias? Drª Nathalie Rannou (Université Rennes 2) |
MR 8 - Salão Imperial
Tendências e possibilidades de investigação em cultura escrita | Espaços públicos de leitura no interior paraibano: uma história de (con)tradições Drª Danielly Vieira Inô Espíndula (UEPB) |
Para além da noção de gênero: o que nos ensinam atas escolares do início do século XX? Drª Maria Ester Vieira de Sousa (UFPB) |
|
Ler e escrever na escola pernambucana oitocentista: entre práticas e representações Dr. Thiago Trindade Matias (UFAL) |
MR 9 - Salão Boa Viagem
As tecnologias digitais e a ampliação do letramento digital: experiências na educação básica | Experiências de ensino do laboratório de leitura e produção textual do CTF/UFPI: práticas de letramento e tecnologias digitais Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI) |
Sobre a aprendizagem do português escrito por surdos em sites de redes sociais Dr. Vicente de Lima Neto (UFERSA) |
|
Ampliação do letramento digital através de jogos educativos digitais Drª. Regina Cláudia Pinheiro (UECE) |
MR 10 - Salão Candeias A
A linguística aplicada e os multiletramentos: formação docente na contemporaneidade | Por um projeto de multiletramentos na formação docente do/a professor/a de línguas: da prática situada à prática transformada Dr. Fábio Alexandre Silva Bezerra (UFPB) |
A contribuição do estágio supervisionado na (re)construção de sentidos no ensino de língua inglesa Dr. Marco Antônio Margarido Costa (UFCG) |
|
Repensando a formação (continuada) de professores de línguas a partir das experiências do PIBID Drª Marlene de Almeida Augusto de Souza (UFS) |
MR 11 - Salão Candeias B
Leituras críticas da ficção brasileira contemporânea | Espaços de mortificação e vivificador em contos de Calibre 22, de Rubem Fonseca Dr. José Jacinto dos Santos Filho (UPE) |
Uma epopeia urbana no conto “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca Dr. Márcio Ferreira da Silva (UFAL) |
|
Da prosa autoficcional de Hilda Hilst ou do conhecimento como transgressão Drª Sherry Morgana Justino de Almeida (UFRPE) |
MR 12 - Salão Casa Forte
Diálogos da Crítica Textual com as Ciências do Léxico: os processos-crime de defloramento em foco | Lexicometria e terminometria diacrônicas: a violação contra mulher entre palavras, conceitos e números no século XIX Dr. Sandro Márcio Drumond Alves Morengo (UFS) |
Variações lexicais em autos de defloramento do século XX Drª Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS) |
|
Formas lexicais da violência sexual feminina em Autos de Querela dos séculos XVIII e XIX Dr. Expedito Eloísio Ximenes (UECE) |
16 de novembro de 2018
11h às 12h30
MR 13 - Salão Piedade
Multiletramentos: tecnologias digitais e a formação na educação básica o no ensino superior | Discutindo a EAD: uma crítica construtiva Dr. Denilson Pereira de Matos (UFPB) |
A formação docente e os multiletramentos inerentes às atividades de ensino: da educação básica ao ensino superior Drª Williany Miranda da Silva (UFCG) |
|
Reflexões sobre as TIC, EAD e multiletramentos na contemporaneidade: entraves e perspectivas Drª Betânia Passos Medrado (UFPB) |
MR 14 - Salão Imperial
Aquisição da linguagem: diálogos entre o formal e o discursivo | Aspectos da sincronia gestuo-vocal na aquisição da linguagem Drª Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB) |
O funcionamento multimodal da linguagem em sujeitos com autismo Drª Carmen Luci Matzenauer (UCPEL) |
|
A construção da gramática na aquisição típica e atípica do componente fonológico do sistema linguístico Drª Isabela do Rego Barros (UNICAP) |
MR 15 - Salão Boa Viagem
Psicolinguística experimental em interface com a educação e com a sociolinguística | Processamento da articulação de orações com e sem conectivos em universitários e no ensino médio Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB) |
Memória verbal, conectividade e desenvolvimento da leitura em crianças Drª Janaina Weissheimer (UFRN) |
|
Medidas para a saliência sociolinguística Drª Raquel Meister Ko. Freitag (UFS) |
MR 16 - Salão Candeias A
A (re)existência da literatura dentro e fora dos muros da escola | Leitura e escrita subjetivas nos slams: poesias feMIniNAS presentes Drª Cynthia A. B. Neves (UNICAMP) |
Linguagens do mundo, linguagens da cultura: Exercícios e olhares Drª Betina R. R. da Cunha (UFU) |
|
Que farei com esse texto? Drª Ana Crélia Dias (UFRJ) |
MR 17 - Salão Candeias B
O ensino de produção de texto na educação básica e no ensino superior: desafios e perspectivas | Um olhar sobre o ensino de produção de texto no ensino médio Drª Ângela Valéria Alves de Lima (UFRPE) |
Produção de texto e autoria no ensino médio: a constituição do sujeito no processo dialógico-enunciativo Drª Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento (UPE) |
|
O resumo nas práticas de letramento acadêmico Drª Márcia Candeia Rodrigues (UFCG) |
MR 18 - Salão Casa Forte
Literatura africana e afro-brasileira | Literaturas d’Áfricas à diáspora, o Brasil, e os destinatários: crianças e jovens Drª Maria Anória de Jesus Oliveira |
A narrativa africana registra tradições, memórias, anseios, frustrações, dores Drª Zuleide Duarte (UEPB) |
|
O útero da casa insular em Conceição Lima Prof. Dr. Kleyton Pereira (coordenador) |